quarta-feira, abril 23, 2014

Hoje dia de OGUM, sincretizado no catolicismo E Umbanda como São Jorge Guerreiro.
Trago esse esclarecimento pq muitos filhos de Santo saúdam Ogum sem saber o Significado da saudação.
"PATAKORI " é apenas uma palavra de todo o trecho laudatório, em africano, a esse importante Orisá. A saudação completa é essa, em yorubá:
*******SAUDAÇÃO*******:
Patakorí, Ogum ! (Ogun
supremo, principal Orixá de nossa cabeça)
Ogum ólóde ijaré mabé yé yé noyé!
Ogum ye (Ogum que sobreviveu forte)
Ogum aladé olú alómi xile féjéve ónile kóburóbú óná órun (Ogum, rei da guerra, que tem água em casa, mas prefere tomar banho com sangue. A casa de Ogum é complicada, ninguém nela mexe sem também se complicar)
Akajá lógun masá akiberujá, e akajá logun masá akiberujá (Ogum que ante a guerra não fugiu; ficou para o combate)
Pata = Principal
Ori = Cabeça.
SALVE OGUM CABEÇA COROADA!!!Saudação a todos os filhos e adeptos ao Orisá Ogum!!!
Hoje dia do meu PAI OGUM!!Pai esse que só me protegeu, me deu forças, e coragem para lutar sobre meus obstáculos,sempre me dando a vitória!! Agradeço por ter me escolhido como médium é uma honra ser filha de Ogum!!!Pai.. hoje não te peço, hoje é seu dia!!! e venho somente te agradecer !!! Patacuri meu pai!!! Ogum inhê!!Sua Benção!!
Em Homenagem a Ogum , vou postar sobre uma das suas Histórias..
*******HISTÓRIA DE OGUM BEIRA MAR*******

Ele é o Senhor da sétima onda do Mar, defensor das águas grande, senhor da guerra, indomável e imbatível defensor da lei e da ordem, defende os fracos e os que estão em demanda, peça licença para Yemanjá para entrar no mar, e os portões serão abertos por Ogum Beira Mar.
Ogum Beira Mar, trabalha na linha do Mar, sua morada está na sétima onda do mar, aonde recebe suas oferendas e despacha todo mal nas águas grande. Senhor dos encantos, fiel guerreiro de Yemanjá, guarda as ondas do mar como um soldado.
Ogum Beira Mar, o escudo fiel das tormentas e dos bravos navegantes, este Orixá é o lado masculino das águas grande, o lado da força nas demandas, cumpridor fiel da balança da justiça terrena, controla os ventos nas praias soprados por Iansã e Yemanjá, dosando cada onda quando chega a praia. Os búzios deixados em seu reino (reino este que vem da sétima onda até a areia do mar), são os adereços deixados por ele, recebe-os de Yemanjá e deposita-os nas areias das praias, presenteando a todos filhos de fé...!!!! por isso, peça permissão a Ogum Beira Mar para retira-los.
Como está sempre ligado ao poder e a força, este Orixá não gosta de Ter suas ordens desobedecidas. Quando não é atendido fica irado e perde a razão castigando àqueles que o desobedeceram, arrependendo-se depois.Grande força contra os inimigos, vencededor de demandas, porém justo, só defende quem realmente merece a justiça.Salve Jorge!!!Saravá Ogum Beira Mar!!!